A importância da família na estimulação de linguagem em crianças de 0 a 2 anos.

           
O desenvolvimento da linguagem na criança tem o seu período crítico entre as idades de 0 a 2 anos. Portanto, nesta fase a criança deve encontrar um ambiente estimulador e desafiador para desenvolver o seu potencial linguístico.

 Desde que fatores como os neurológicos, psicológicos, genéticos, entre outros, não estejam presentes, isto é, descartando-se qualquer problema associado à saúde, a criança com dois anos já deve utilizar certo número de palavras, formando frases simples para expressar os seus desejos e necessidades.


A família desempenha um papel fundamental neste processo. As estimulações já podem e devem ser iniciadas quando o bebê ainda está no ventre materno. Cantando, conversando e fazendo sons para o bebê, ouvindo músicas e acariciando a barriga.


 O bebê nasce e inicia uma fase importante de vínculo e interação. As mesmas atividades podem ser realizadas, só que agora você pode olhar para o bebê. O contato olho a olho é de extrema importância. Você pode massageá-lo durante o banho, brincar e estimular a linguagem, acompanhando sempre a ação da brincadeira com a sua fala. O vocabulário (repertório de palavras) pode ser enriquecido quando os adultos nomeiam coisas significativas e pessoas pertencentes ao cotidiano da criança.


Quando o bebê está maior e já é capaz de emitir alguns sons, imite estes sons. Quando os fazem, os bebês estão movimentando a língua, lábios e palato mole (região mais posterior e mole do céu da boca), lugares que usamos quando queremos produzir os fonemas (sons da nossa língua) e imitá-lo poderá dar incentivo para que ele faça novos sons.

 

Algumas dicas importantes:

► Deixe a criança brincar e experimentar situações; não faça por ela, mas com ela;

Crie um ambiente em que a criança tenha espaço para comunicar suas intenções e desejos, não tente adivinhar tudo o que ela quer. Este tipo de comportamento atrasa o desenvolvimento de linguagem, pois, porque e para quem a criança precisa expressar-se? já que há sempre um adulto pronto para oferecer tudo, e que sabe tudo o que ela quer.

Para a criança é importante desenvolver a autonomia e a família pode ajudar, percebendo o momento em que ela está desenvolvendo habilidades que a permitirá, considerando a maturidade de cada uma, deixar a mamadeira, chupeta, fralda, entre outros. Prolongar as fases, não percebendo o crescimento e desenvolvimento das crianças, pode interferir no processo de desenvolvimento, acarretando o que chamamos de atraso de linguagem.

Valéria Mondin Alabarse dos Santos

Fonoaudióloga Clínica do CEPEC – Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo, formada pela USP, Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina-USP, especialização em Síndrome de Down
Contato: email: valeria_mondin@ig.com.br



Sensibilidade, disposição e psicologia

►Com certeza são as três principais coisas que se deve ter ao fotografar uma criança. A própria criança tem todos os detalhes, as caras, os bicos e as poses, é só explorar!!!

Com elas sempre conseguimos o melhor sorriso, a melhor careta e a melhor expressão. Talvez uma grande dica é ter uma máquina muito rápida, afinal, quase sempre elas  conseguem ser mais rápidas que o registro da máquina no cartão de memória.

Deixar as crianças bem à vontade quase sempre dá certo. Elas esquecem que estamos lá para registrar os momentos e acabamos pegando o melhor. Quando não dá certo, muitas vezes um combinado do tipo “só uma foto” ou “5 minutos de fotos” e depois “pode brincar à vontade” também ajuda muito.

Depois de tudo isso, senão conseguir uma boa lente com uma boa distância, o jeito é pegar qualquer cena em campo.

Fotógrafa Cris Albuquerque

http://www.crisalbuquerque.com.br

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